Com as mudanças no mercado atual de trabalho uma das palavras mais ouvidas ultimamente é Empreendedorismo.
Mas afinal, o que é Empreendedorismo ?
Empreendedorismo é o ato de empreender, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou de uma sociedade.
Qual o papel do Empreendedorismo feminino ?
Teoricamente o termo empreendedorismo feminino está relacionado aos negócios que são criados e geridos por mulheres. No entanto, na prática, ele vai além dessa definição.
O empreendedorismo feminino tem um papel fundamental no posicionamento de liderança feminina e aumento da visibilidade das mulheres, ajudando a romper vários paradigmas sociais relacionados ao ambiente de negócios que, em sua maioria é composto por figuras masculinas.
Por isso, o empreendedorismo feminino traz como um dos principais objetivos a mudança de visão com relação ao empreendedorismo tradicional, que é conduzido e pensado por homens de acordo com suas próprias regras e conceitos de sucesso e passa a ser inclusivo e inovador dando mais espaço e protagonismo as mulheres.
10 Dados valiosos para você que quer ser uma empreendedora
Para você que quer se tornar uma empreendedora mas se sente insegura, veja o que as pesquisas falam sobre mulheres empreendedoras:
- Entre 49 países do mundo, o Brasil tem a sétima maior proporção de mulheres entre os “empreendedores iniciais”.
- As mulheres donas de negócio (formais e informais) são mais jovens do que os homens. Elas têm 43,8 anos, contra 45,3 anos no caso do sexo masculino.
- As donas de negócio têm maior escolaridade (16% maior), mas ganham, em média, 22% a menos que os homens na mesma posição.
- Parcela expressiva das mulheres donas de negócio trabalha em casa – 25%. No caso específico das mulheres que são MEI, essa proporção sobe para 55%.
- As mulheres empresárias tomam menos empréstimo e com valor médio igualmente menor. O valor médio do empréstimo para mulheres é em média R$ 13.071 menor que o dos homens.
- As empresárias pagam taxas de juros maiores. A taxa anual para empresárias é 3,5 % acima dos donos de pequenos negócios.
- A taxa de inadimplência das mulheres é inferior à registrada por homens, 3,7% para mulheres contra 4,2% para os empresários.
- Quase metade dos MEI existentes no país é formado por mulheres (48%).
- As mulheres MEI se destacam em atividade de beleza, moda e alimentação.
- As mulheres MEI trabalham mais em casa (55%). https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/por-que-e-fundamental-estimular-o-empreendedorismo-feminino,ca96df3476959610VgnVCM1000004c00210aRCRD
3 Vantagens para se tornar uma empreendora
- Empreender pode te dar a liberdade de viver seus próprios valores e determinar como será o seu negócio;
- Você pode estipular as suas compensações como o seu salário, sua forma de trabalhar e administrar o seu tempo;
- Você ainda pode achar a fórmula perfeita que é viver fazendo o que gosta e construir um legado para as suas próximas gerações.
Ser empreendedora é um processo que exige conhecimento, dedicação e tempo. No entanto, se seu caminho estiver alinhado com seu propósito , garanto que esta jornada será leve e encantadora.
0 comentários