É uma grande responsabilidade falar da Michelle Obama, mas também uma honra. Sabia que ela foi a primeira mulher negra a ocupar o posto de primeira dama na Casa Branca? Pois é, seguindo o exemplo de seu irmão, mesmo sendo desencorajada também estudou nas Universidades da Ivy League nos Estados Unidos – para quem não sabe, são as 8 universidades mais prestigiadas da América.
Um outra curiosidade, é que quando ela foi trabalhar com advogada na Sidley Austin, foi encarregada de ser uma mentora de um novo integrante: Barack Obama. Sim, foi então que eles se conheceram e ele conseguiu impressioná-la. Já casados, ela conta que o seu maior desafio foi conciliar trabalho e família. Ela trabalhava na área jurídica de uma rede de hospitais e ganhava ($273.618,00 dólares anuais) quase o dobro do marido em 2006, quando ele era então Senador ($157.082 dólares anuais).
Mesmo assim, ela não hesitou em deixar o trabalho de lado para cuidar das filhas e ajudar o marido na campanha presidencial. Ela tinha diversos receios de como a campanha impactaria a família, então fez um acordo com Obama, em que ela o apoiaria na campanha presidencial e ele abrisse mão do fumo.
O seu receio não foi a toa, na campanha pintaram sempre à Michelle como o estereótipo de uma negra raivosa, o que a motivou a procurar a ajuda de uma consultora de imagem, aparecendo sempre nos programas com roupas menos formais e mais coloridas e claro toda a sua simpatia. Um detalhe interessante é que ela deixava sempre os braços de fora para exibir força também na campanha. Foi uma primeira dama exemplar, pois segundo ela “estava decidida a ser mais do que um acessório bonito” ao lado do então presidente.
E assim, em 2018 lançou sua primeira autobiografia, intitulada Minha História, onde você pode acompanhar a trajetória. Aqui um resumo rápido do que podemos aprender com ela:
- Nunca deixe alguém dizer que você não pode fazer algo. Simplesmente siga em frente e realize o que você deseja;
- No relacionamento conjugal, acordos são importantes e a conversa é essencial, bem como a terapia conjugal, que a Michelle e Obama fazem até hoje;
- Às vezes, você pode precisar abrir mão de algo importante para você, como sua carreira, em prol da sua família, e não existe problema algum em fazer isso;
- Se você tem um marido que se destaca, decida ser mais que um acessório bonito ao lado dele, você também tem muito a construir;
Quer saber mais? Leia o livro dela. Recomendo.
0 comentários