Não estou aqui para falar sobre gênero, visto que não é minha área de especialidade. Porém, se fosse, já diria que a campanha da Natura sobre diversidade mostra diversas formas de ser um pai presente, o que é muito importante em um país como o nosso, onde a paternidade presente não é considerada essencial, visto a licença paternidade de 5 dias, e as 5,5 milhões de certidões de nascimento com a frase pai não declarado, dados desatualizados de 2013 do CNJ – conselho nacional de justiça.
Mas coloquemos isso de lado por um instante, porque o que eu quero abordar é a estratégia da Natura para a Campanha do dia dos Pais, e o alinhamento com seus valores e crenças.
Sim, a natura possui a DIVERSIDADE expressa em suas crenças há mais de vinte anos. O que isso quer dizer? Quer dizer que a diversidade faz parte do DNA da marca. Então não, a Natura não está dando um tiro no pé, elas está apenas representando o propósito inicial e valores e crenças pela qual se pauta para seu desenvolvimento.
Quando falamos em Branding Estratégico, ou em Gestão de Marca, estamos falando sobre o propósito, visão, missão e valores de uma marca. Se você ainda vive em um mundo em que o propósito da sua empresa é dar lucro, sinto te dizer o que você já sabe: o seu faturamento cai ano após ano. Cada vez mais temos que oferecer valor.
As novas gerações e os consumidores em geral não querem comprar de marcas que nada tem a dizer. Eles querem se conectar com o seu propósito, querem compartilhar valores e crenças. E deixa eu te falar, isso deve estar em cada detalhe da sua comunicação. Porque mais do que um diferencial competitivo no produto, é a marca que impacta a decisão final do consumidor.
Quando dou consultoria, as empresas querem crescer sua audiência, atingir novos consumidores, vender mais produtos. Mas para fazer isso, o primeiro passo é ter uma Branding estratégico bem feito e alinhado com todos os parceiros, colaboradores e funcionários. Se isso não está 100% a comunicação também sai com ruídos, desentendimentos e pouca conexão.
O próximo passo é traçar a estratégia e as táticas da campanha. Então vamos a elas:
Foco principal da campanha da NATURA: Pais presentes. E vale salientar que 14 pais foram escolhidos para a campanha. A ESTRATÉGIA é apontar para uma deficiência que temos no nosso país, uma dor como eu diria aos meus clientes. A dor de não ter uma pai, de não saber quem ele é ou em muitos casos, ter sido abandonado por ele. Quem não se compadece por uma história assim que jogue a primeira pedra.
Como a empresa decide mostrar isso? Através de exemplos de pais presentes no cotidiano de seus filhos. Ok Má, entendi, onde entra a/o Thammy então? A Thammy é uma das táticas. Ela/ele não está na campanha que foi veiculada na televisão por exemplo. Ela/ele está na campanha feita nas mídias sociais. A Natura precisava manter seu posicionamento e crença em relação a diversidade, mas já previu que seria uma campanha polêmica, com muita reação das pessoas. Sendo assim, apostou nas mídias sociais, onde o lema “Falem bem, mas falem de mim” sempre funciona, que diga nossa última campanha presidencial (não vou fazer parênteses)
O fato é que o algoritmo vê a polêmica como algo positivo, então mostra para mais pessoas e conecta mais, fazendo disso uma pequena bomba atômica digital. Cada comentário negativo aumenta o alcance da publicação.
Resultados da campanha (a curto prazo)?
Alta na bolsa de valores – 6,73%- 6 vezes mais do que o crescimento médio
O mercado entende que a empresa está alinhada com seus valores e crenças e que promove inclusão social e se posiciona com uma empresa voltada para a diversidade do futuro.
Novos seguidores no perfil da natura no instagram em um dia: 21,5 mil
Novos seguidores no perfil da/do Thammy em um dia de campanha: 23,5 mil
Apesar dos protestos e agressões não só Thammy como a Natura ganharam várias ofertas de apoio, o youtuber Felipe Neto se ofereceu como garoto propaganda gratuito.
Eu só posso dizer: Parabéns Natura, lacrou. Parabéns Thammy representou.
Adorei!!!! Marketing é tudo, e eu aprovo total os valores da Natura.
Verdade Katia, e o melhor de tudo é ver uma empresa aliada a seu propósito!